Inicialmente a tecnologia foi pensada para as indústrias com o objetivo de otimizar e facilitar o trabalho. Nos dias atuais, o sistema está fortemente presente em residências, chegando de maneira bem sutil. Com um único comando você pode fechar as cortinas, desligar todas as luzes e o ar-condicionado, trancar as portas e acionar o sistema de segurança.
A automação residencial é um conjunto de ferramentas tecnológicas integradas que aperfeiçoam a funcionalidade, sendo composto por computadores, softwares e instrumentos controladores. O sistema visa conforto, manutenção, flexibilidade, segurança e energia.
Pode ser classificado em dois tipos:
- Supervisão e controle de utilidades: com administração das instalações elétricas, controle de eletrodomésticos, instalações hidráulicas, instalações de gás e entre outros.
- Sistema de segurança: proteção contra invasões e incêndios.
Vale ressaltar que cada edificação tem suas particularidades a serem avaliadas e respeitadas, e para total eficácia do sistema é importante que o mesmo seja planejado desde o início do projeto.
Confira abaixo os benefícios da automação.
- Conforto: simplificação das tarefas cotidianas, facilitando a rotina;
- Segurança: os sistemas eletrônicos garantem alta proteção aos seus usuários, diminuem os riscos de invasão e danos ao patrimônio;
- Energia: otimização e menor gasto;
- Durabilidade e funcionalidade: esse tipo de serviço é programado para durar muito tempo contando com poucas manutenções e falhas, podendo ser instalado em diversos lugares.
Profissional, você trabalha ou já trabalhou com este serviço? Conte-nos qual foi o seu maior projeto.