De acordo com o Guinness World Records, o edifício Burj Khalifa, localizado em Dubai, é considerado o maior do mundo.
Com uma altura impressionante de 828 metros, o Burj Khalifa ultrapassa em mais que o dobro a estatura do Empire State Building e quase triplica o tamanho da icônica Torre Eiffel.
Além desses feitos notáveis, o edifício ostenta outros recordes, como o título de abrigar o elevador mais elevado do mundo, com imponentes 504 metros de altura, e a façanha de possuir o maior número de pavimentos em um prédio, totalizando impressionantes 163 andares.
Pode-se afirmar que cada aspecto do Burj é marcado pelo superlativo e implica números expressivos. Um exemplo disso é a presença de uma equipe internacional de mais de 12.000 indivíduos envolvidos em sua edificação.
Outro fato é que o revestimento externo do edifício, que abrange usos residenciais, de escritórios e de hotéis, incorpora quase 26 mil painéis de vidro meticulosamente cortados à mão. Surpreendentemente, a tarefa de limpar essa estrutura de cima a baixo leva aproximadamente três meses para ser concluída!
A majestosa estrutura arquitetônica foi projetada através da colaboração entre a Emaar Properties e o renomado escritório de arquitetura Skidmore, Owings & Merrill LLP, com orientação do célebre arquiteto estadunidense, Adrian Smith.
A edificação teve início em 21 de setembro de 2004, alcançando a finalização de sua fachada em 1º de outubro de 2009. A cerimônia oficial de inauguração ocorreu em 4 de janeiro de 2010.
O principal obstáculo para sua construção residia na proporção direta entre a altura do edifício e a influência climática. No entanto, o Burj Khalifa foi cuidadosamente concebido com uma seção transversal intrincada em formato de Y, visando atenuar os impactos do vento.
Suas hastes individuais que se elevam em torno do núcleo central desviam a maior parte dos ventos que circulam o prédio. O engenheiro estrutural Bill Baker se refere a essa técnica como “alteração de fluxo do vento”.
Profissional, já teve a oportunidade de conhecer de perto essa majestosa obra arquitetônica? Caso sim, conte-nos como foi a sua experiência.