Blog

Sistemas leves para uma construção sustentável

A busca pela sustentabilidade na construção civil ganha destaque devido ao considerável impacto ambiental associado à atividade de construir. 

Uma abordagem eficaz para minimizar a pegada ambiental na construção de edifícios é a adoção de tecnologias mais leves, visando a redução do volume de terra movimentada e das dimensões das fundações. 

Os sistemas leves, por exemplo, permitem uma redução superior a 16% no volume de materiais durante a fase de fundação. Ao incentivar a industrialização, essas soluções não apenas mitigam o desperdício de materiais, mas também reduzem em 32% a produção de resíduos no canteiro de obras.

Os dados apresentados, provenientes de um estudo do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), destacam a viabilidade financeira ao comparar prédios idênticos, diferenciados apenas pelos sistemas de fachadas e paredes internas. 

Além da diminuição de mais de 12% no volume de materiais nas etapas de fundação e estrutura, a industrialização induzida pelos sistemas leves contribui para uma redução de 32% na geração de resíduos no canteiro e ainda encurta o cronograma da obra em 12%.

Outro aspecto relevante é o impacto positivo no desempenho térmico, fundamental para a eficiência energética dos edifícios. A construção a seco, caracterizada pelo alto desempenho dos sistemas leves, proporciona uma redução de 20% no consumo de energia para climatização em comparação com edificações que utilizam blocos de concreto.

Profissionais, já aplicaram ou viram a aplicação desse sistema construtivo em canteiros de obras? Compartilhe conosco sua experiência.