As construções em steel frame estão entre as principais tendências do mercado, sendo destaque por sua leveza, rapidez e sustentabilidade. Podendo ser instalado em qualquer terreno.
O primeiro passo inovador é levar a indústria de construção civil para dentro da fábrica, método chamado off-site. Conseguindo uma padronização de etapas e logística. Tornando a previsão dos prazos da obra precisos.
O projeto consiste em perfis de aço galvanizado para estruturar edificações. As paredes, pisos e tetos são montados em torno dessa estrutura. Envolvendo o uso de materiais como placas de gesso acartonado, madeira, placas cimentícias, paineis de alumínio composto ou até drywall para fechamentos internos e externos. Além de isolamento acústico e térmico, que é incorporado entre os perfis de aço. A finalização inclui a instalação de telhados que podem variar entre telhas de cerâmica e lajes de concreto pré-moldadas Com a etapa de fabricação concluída, os módulos são transportados e montados no local.
Suportando cargas verticais como o peso dos materiais de construção, mobiliário, equipamentos e os ocupantes do edifício; e cargas horizontais, como o vento, adaptando-se a diferentes condições climáticas e sísmicas. Esse método reduz significativamente o tempo de construção e os resíduos gerados.
Um exemplo de construção usando essa técnica, é o Edifício Level, um prédio corporativo na região central de Tubarão, em Santa Catarina. Com oito pavimentos construídos, uma área total de 3300m². A fabricação foi concluída em cerca de 100 dias, com mais 60 dias dedicados à acoplagem no local, utilizando 56 carretas para os módulos, mais para módulos de cobertura.
Amplamente utilizado em países com alta demanda por construções rápidas e eficientes. O steel frame está expandindo sua popularidade global devido à eficiência energética e ao menor impacto ambiental, incluindo uma significativa diminuição na emissão de gás carbônico.
E você, já estava familiarizado com a técnica Steel Frame? O que pensa a respeito?